"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O preço dos nossos sonhos

Faz muito tempo que aprendi que tudo na vida tem um preço. Com os sonhos não poderia ser diferente. Vai ver que é por isso que a maioria não corre atrás dos seus sonhos (além de dar um trabalhão ainda é muito mais fácil e gostoso se acomodar, principalmente se for na casa alheia) Quando olho para trás lembro-me do dia em que fui fazer a inscrição para um desses cursinhos pré-vestibular para jovens carentes. Naquela época nem sonhava em cursar Enfermagem. Muitos de meus colegas também tinham o mesmo objetivo, e depois que terminamos o terceiro colegial a maioria deles ainda continuou tentando e lutando pelo sonho da faculdade, alguns conseguiram, porém infelizmente a maioria não chegou lá. Eu também por muitas vezes fui tentada a desistir. Logo depois de começar o cursinho, decidi parar por conta de outros problemas. Fiquei literalmente um ano sem estudar, e depois fui fazer o curso técnico em administração (fiz porque a oportunidade apareceu, nenhum aprendizado é inútil, apesar de já almejar cursar Enfermagem). Não cheguei a concluí-lo, pois outra oportunidade surgiu, a de fazer o curso técnico em Enfermagem gratuito. Eram 30 vagas para 510 candidatos, eu passei em vigésimo. Larguei o curso em administração junto com o estágio que havia conseguido e vesti com todo o orgulho a camiseta de estudante de Enfermagem. Eu tinha a certeza de que terminaria esse curso, porém não terminei. No meio do caminho surgiu outro presente da vida: uma bolsa de estudos integral para o curso superior em Enfermagem. Era tudo que eu havia desejado e lutado por tanto tempo. Quando olho para trás não consigo acreditar que restam apenas 4 meses para concluí-lo. Finalmente vou concluir o curso que sempre desejei. Lembro-me das tantas vezes que pensei em desistir, que acreditei que não conseguiria chegar ao final como vitoriosa. Muitos obstáculos encontrei pelo caminho, o maior deles, aquele que achei que realmente me derrubaria, foi o que me tornou mais forte e decidida a continuar, a lutar. Enfrentei com coragem (modéstia à parte) a perda das funções de um dos meus rins, tive muitas cólicas, mal-estar, indisposição, medo, e fui obrigada a mergulhar em um mundo desconhecido e cheio de mostros assustadores, além de prejuízos que me atingiram diretamente. Mas hoje estou aqui, em pé, fazendo o que gosto, e perto de ver o sonho se tornar realidade. Acredito que tenho procurado viver com dignidade e resignação. Tenho a impressão de que foi melhor assim, talvez se eu tivesse os dois rins funcionando não teria feito tudo isso, não teria aprendido tanto e muito menos chegado até aqui. A vitória eu devo à fé que não me deixou cair e a perseverança que não permitiu que eu desistisse. O preço que paguei pelo sonho? Garanto que não foi mais caro do que a recompensa da sua vitória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.