"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sábado, 30 de janeiro de 2010

A mudança

Eles se separaram, e minha mãe diz que as pessoas influenciaram muito nessa decisão. A tal história dele ser mais velho!!! Pouco tempo depois a família de minha mãe mudou-se para a cidade de São Carlos, aproximadamente 100 quilômetros distante. Antes disso, ainda em Limeira minha avó deu a luz ao meu tio mais novo, e meu pai chegou até a ir visitá-lo, mas nada de reconciliação. Quando meu tio ainda era bebê, eles mudaram-se para São Carlos, já que a irmã de minha avó( minha tia-avó) morava nessa cidade, e meu pai chegou a vir aqui fazer-lhe uma visita, mas de nada adiantou! O resultado disso: o meu pai voltou para Limeira onde continuou seguindo com sua vida, e minha mãe recomeçou sua vida na cidade de São Carlos. E eles nunca mais mantiveram contato ou tiveram notícias um do outro. Agora com cada um morando em cidades diferentes, parecia realmente que o romance estava fadado ao fracasso. Ela conheceu outros rapazes e ele também conheceu outras moças, embora nenhum dos dois tenha firmado compromisso. Assim, o tempo passou, e ambos continuaram solteiros por nada mais, nada menos que 22 anos... Parece muito? Eu te digo que é uma vida, é a minha vida! São todas as experiências que eu contrui, tudo que eu aprendi, tudo o que sou hoje!!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Onde tudo começou...

Depois de uma semana de "férias" estive pensando em escrever um pouco sobre minha vida. Dizem que blog é para isso, então! Não dá para começar sem dizer que essa história daria um livro, quem sabe ainda dê! E também é bom porque é uma forma de entender melhor os fatos. "Uma terapia"kkkk. Tudo começa no ano de(deixe-me pensar) acredito que no ano de 1960, pelas minha contas, na cidade de Limeira(Sp) precisamente no bairro São Cristóvão, quando minha mãe, Elisabete, a mais velha de quatro irmãos, muda-se para a rua Paraná, junto de meus avós. Isso porque minha bisavó(mãe de meu avô) morava naquela rua. Minha mãe nessa época contava 18 primaveras. Nessa rua também morava aquele que anos mais tarde seria meu pai, João, com aproximadamente 28 anos (10 anos mais velho que ela). Ele morava com algumas sobrinhas, já que ficou órfão de mãe ainda criança, e há pouco havia perdido também seus pai, alguns dias antes de minha mãe aparecer em sua vida. Não demorou muito tempo até que iniciassem o que naquela época chamava-se namoro, e pelo que todos sabemos era bem diferente do que é hoje. Bom, eles namoraram e tudo correu bem por volta de um ano. Parece pouco? Parece muito? Não sei...O que sei é que depois de decorrido esse tempo minha mãe decidiu terminar. Isso porque , segundo ela, acreditava que a diferença de idade era muito grande e atrapalharia de alguma forma. Meu pai hoje conta que tentou reatar o romance, mas não teve jeito. Minha mãe parecia decidida. E assim eles se separaram.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Diga SIM!

Final de semana chegando, essa chuva característica de janeiro, é uma ótima oportunidade para se alugar um DVD e preparar aquele balde enorme de pipoca. Se estiver acompanhado melhor ainda! Não poderia deixar de compartilhar com vocês um filme que tem mudado minha forma de pensar, minha vida. O filme "Sim Senhor", que estreiou no Brasil em 2009, com Jim Carrey que neste filme interpreta Carl Allen, um sujeito que diz não à tudo. Há anos no mesmo emprego, separado de sua mulher, sem amigos, ele assiste a uma palestra de auto-ajuda que o ensina a dizer sim para todas as oportunidade que aparecerem pela frente, e a partir daí começa a ver sua vida mudar radicalmente. Se você ainda não viu, não deixe de assistir!!!!

Licença maternidade de 6 meses

Até que enfim uma boa notícia!!! Só quem é mãe sabe da dificuldade de continuar amamentando seu bebê quando se tem que voltar ao trabalho. Falando claramente é quase impossível! Embora sejam feitas campanhas para conscientizar as mães da importância do aleitamento materno exclusivo aos bebês até os seis primeiros meses de vida, a volta ao trabalho no 4º mês acaba fazendo com que muitas mães desistam de continuar essa prática. Também não é para menos, pois amamentar leva tempo, necessita de calma, é um momento mágico para a mãe e o seu bebê. Não dá pra saciar seu bebê e tirar leite para armazenamento em meia hora. Ainda bem que a lei está mudando e contribuirá com as empresas que aderirem ao novo prazo. E para as mães ou mulheres que ainda não conhecem os benefícios do leite materno: http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=282&id_subcategoria=4
Sobre a licença maternidade: http://dinheiro.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23310095

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Rins: Dê valor aos seus!!!

Quando pensamos em vida o que vem à nossa mente é coração, pulmão, e ás vezes cérebro. Não pensamos em fígado, intestino, vesícula, rins...Aquela velha história: quando a gente perde é que a gente aprende a valorizar! Confesso que fico triste quando vejo a forma como as pessoas cuidam, ou melhor não cuidam, de seus corpos. Aqueles com organismos saudáveis não imaginam o tesouro que tem nas mãos!!! Quando nos falta a saúde, nos falta tudo. Nós temos braços e pernas, e ainda cérebro para correr atrás de dinheiro, amor e sucesso. Agora, quando estamos presos a uma cama, ou ainda sentindo dor, fica muito mais difícil pensar em batalhar por todas as coisas. Cuide da sua saúde e dê importância aos seus rins, porque na maioria das vezes eles são silenciosos e quando você se der conta, já não poderá mais contar com eles. Estima-se que hajam 12 milhões de pessoas no mundo todo com algum problema renal, porém 70% dessas pessoas ainda não descobriram a doença! Esteja atento à dores lombares que podem ou não irradiar-se para o abdomen, testículos ou grandes lábios na mulher, dor ou ardor durante a micção, diminuição do fluxo urinário urina apresentando sangue (hematúria) ou muita espuma, inchaço pelo corpo, e tenha mais atenção se você for diabético ou hipertenso, porque essas duas doenças podem levar ao desenvolvimento de doenças renais ou mesmo agravá-las.
Visite: http://www.sbn.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=gb8h-bATULO

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mulheres: caras ou coroas?

Esses dias ouvi essa frase na tv que dizia mais ou menos assim: "Existem dois tipos de mulheres, ou são caras ou coroas". A princípio eu confesso que até ri, mas depois, analisando percebi que o assunto é mais sério do que pensamos. Lá nos tempos de nossas bisavós as mulheres não tinham poder de escolha para casar, era seu pai quem decidia, e sempre optava pelo pretendente mais rico, aquele que pudesse garantir não só o bem-estar da filha, mas também o seu próprio. Enquanto isso as mesmas eram consoladas por suas mães com aquela frase mais do que manjada: Você aprende a gostar dele, filhinha! E não é que elas aprenderam mesmo? Casaram, tiveram filhos, já que é sempre bom um herdeiro, e algumas tiveram filhas; Mas os tempos foram mudando, as mulheres foram conquistando mais liberdade para trabalhar, votar, escolher o marido, usar anticoncepcional, no entanto, continuam escolhendo os pretendentes com os bolso mais cheios. As diferenças são que agora quem faz as escolhas são as próprias, já não se fala mais em casamentos até que a morte os separe, pelo contrário, o relacionamento dura até aparecer um rapaz com um colar ou jóia mais cara do que a oferecida pelo atual; ah e é claro que esse deve presenteá-la com muitos e caros mimos, se quiser durar um pouco mais na vida da moça. Precisa ter jantares caros, jóias, roupas, flores, e é lógico também que o moço deve arcar com despesas de spa, academia, cabeleireiro, massagista, e tudo o mais que exija o figurino, lembrando que ela sempre desfilará num bom carro de luxo. O mais triste de tudo é ver que a mulher lutou tanto pelo seus direitos, pela sua liberdade, e esqueceu que deveria estar preparada para enfrentar todas as consequências. Não estou dizendo que algúem deva ser a Amélia, mas achar que "ser valorizada"é estar coberta de brilhantes, não é coisa de alguém que pensa com a cabeça. Para algumas nem precisa tanto...qualquer coisa oferecida, e pronto, ela já é toda sua. É uma pena, a mulher saiu para o mundo e deixou a inteligência, a moral em casa.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Uma prova de amor

Uma prova de amor conta a história de um casal que tem um filha portadora de leucemia. Perante isso os pais são aconselhados pelo médico a fazem uma fertilização "in vitro" com o objetivo da criança se tornar a doadora para a irmã. E isso acontece por muitos anos, a menina doa sangue, medula e células, até que um dia a filha mais nova recusa-se a doar um rim para a irmã debilitada, entrando na justiça contra sua mãe, que é advogada, pedindo uma "emancipação médica". É um filme maravilhoso, que aborda diversas questões éticas, fazendo-nos refletir: até que ponto sacrificamos um filho para salvarmos outro?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Por que não adotar um bebê?

Eu sei que o assunto é polêmico. Quando falamos em adoção pensa-se em burocracia, esquemas ilegais, crianças loiras e de olhos azuis, recém-nascidos, ou seja, a justiça já não ajuda muito e as pessoas querem adotar uma boneca e não uma criança. Já ouvi diversas vezes a frase: "Nós queremos um filho nosso", e eu acho ótima a experiência de ser mãe e tudo e tal. Todos têm o direito de experimentá-la. Pôxa, mas existem tantas crianças precisando de um lar, de um família, e tantas famílias com condições de acolher essas crianças, que me pego pensando: Heróis são aqueles que aconchegam em seu lar, um estranho, que precisa de amor, de carinho, de regras, de ética para a vida. Sou daquelas que acha que mãe é quem cria, porque se fosse quem faz, o mundo estaria cheio de mães e consequentemente, seria um lugar melhor pra se viver. Porque mãe de verdade transforma com seu amor o errado em certo, o medo em segurança, a guerra em paz. E o preconceito é pior quando se fala de uma criança. Sim, uma criança de 4, 6 10 anos! Por querelutamos tanto em ver a realidade que ajudamos a construir? Se elas estão no abrigo é porque não houve uma família que as amparasse, nem a família biológica e nem a de cada um de nós. Por que há tanto preconceito com a palavra "adotar"? Se você é contra essa postura, gostaria apenas que você refletisse um pouco sobre a importância de uma família na vida de um ser humano; Se você é a favor, e já adotou ou adotará um filho algum dia, eu deixo minhas sinceras admirações e agradecimentos, porque um mundo melhor depende da mudança e da união de várias pessoas. Eu tenho meu filho, João Pedro de 2 anos, mas quero sim adotar uma criança porque acredito que não há aprendizado maior nesta Terra do que amar aquele que não tem quem o ame, e espero que nossa lei facilite as coisas para ambos. Quer saber mais sobre adoção? Visite: http://www.adocaobrasil.com.br/
Ah! esteja atento porque as leis estão mudando!

Poder além da vida

Se você quer assistir um filme sobre superação, eu indico este: Poder além da vida(Peaceful warrior). Do ano de 2007, do diretor Victor Salva, o mesmo que dirigiu "Olhos Famintos 1 e 2", e "Energia Pura", conta a história de Dan Millman, um ginasta cujo sonho e objetivo é chegar às Olimpíadas, porém um acidente deixa-o impossibilitado de andar, e ele começa a enxergar as coisas como elas realmente são com a ajuda de um amigo bem especial. O melhor de tudo: a história é verdadeira!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Teste para o risco de sofrer um infarto

Ninguém está livre de sofrer um infarto, por isso é necessário tomarmos diversas atitudes que possam preservar nossa saúde e bem estar, como uma alimentação balanceada, atividade física, vida sem estresse, entre outros cuidados. Navegando hoje na internet encontrei esse site que propõe um teste para avaliar o risco de você ter um infarto. Experimente e depois me conte.
http://claudia.abril.com.br/testes/coracao/

A importância da leitura

Um país se faz com educação, isso não há dúvida. E há muitos por aí que dizem que a escolha da escola é importante, dos professores, do método de ensino, e eu concordo, tudo isso tem um peso no aprendizado da criança. Porém, o mais importante e decisivo para a educação de nossos filhos é o exemplo que os pais podem dar è ele, e principalmente em se tratando de leitura. Porque a leitura é essencial para a correta grafia e na interpretação de textos. Hoje as crianças sabem ler, até sabem escrever, mas não sabem interpretar, e aí, não adianta nada. Porque é a interpretação que vai fazê-lo escolher a alternativa correta na hora de responder aquela questão em uma prova de concurso ou no vestibular. E não há simpatia para fazer criança gostar de ler. Há sim um segredo: os pais lerem e incentivarem!!!! Fico muito triste quando vejo crianças na frente do vídeo-game ou do computador, sem nunca terem pego um livro na mão. E o pior, os pais, sem nunca terem levado seus filhos à uma livraria ou biblioteca, mas na hora do vestibular esquecem esse detalhe e fazer aparecer apenas as cobranças e o fracasso do filho. Só há um jeito de aprender a gostar de ler, e esse jeito é lendo. Comece com você, pai ou mãe, e depois vá incentivando seu filho. Você irá odiar o que vou escrever agora, mas, ao invés de presentear seu filho com o notebook do ben 10 dê um livro a ele. Encontrei esse site que dá dicas de livros para cada idade:
http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Perdas

Hoje, meu aniversário, é um dia em que gostaria de falar apenas de coisas boas, alegres, sei lá, alguma bobagem da internet, alguma novidade ou ainda algum pensamento, reflexão, mas não consigo calar meu coração frente a tragédia no Haiti. Uma vez alguém me ensinou que a dor e a alegria andam juntas, lado a lado, e eu mesma pude comprovar essa verdade. Mas é impossível me fazer calada ao sofrimento que nossos irmãos tem vivenciado nesses últimos momentos. Estava acompanhando hoje, na hora do almoço o telejornal, e fiquei muito comovida ao ver tudo destruído, aquelas pessoas feridas, sem água, sem comida, sem telefone, sem rádio, sem horizontes... sem família! A reportagem ainda trazia imagens de pessoas sendo resgatadas ainda com vida, algumas que gritavam por socorro sob os escombros. Mais uma vez me peguei a pensar: como a vida é frágil! Basta um segundo pra tudo aquilo que levamos a vida toda para construir estar no chão. Basta um segundo para vermos nossos amados mortos. Basta um segundo para encararmos a morte e chegarmos a terrível conclusão: vou morrer e não estou pronto! Ainda temos que lamentar a perda desta grande mulher, que muito fez pelas crianças, pelos idosos, pela saúde: a heroína Zilda Arns. Com todo o meu respeito e todo o meu carinho: mulheres como você Zilda, farão muita falta, aqui no Brasil e em todo o mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns
http://br.noticias.yahoo.com/s/14012010/48/manchetes-ultimo-discurso-zilda-arns-defendeu.html

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Casar ou não casar?

Êta dúvida cruel! Quem tá solteiro quer casar, quem tá casado quem pular a cerca...ninguém nunca está feliz com o que tem....É claro que vida de casado não é fácil. Quando a gente namora é tudo lindo, perfeito. Ele não tem defeitos, ou melhor, finge que não tem, está sempre cheiroso, arrumado, sempre saímos para comer uma pizza, ir ao cinema, beber uma cerveja, é "eu te amo pra cá, eu te amo pra lá", é tudo tão bom que dá vontade de casar mesmo. Mas aí, depois que a gente casa, as coisas já não são como eram antes. Não dá pra estar cheiroso o tempo todo, bem-humorado o tempo todo. Se antes dividíamos grande parte dos momentos bons, e alguns ruins, hoje é o contrário: compartilhamos muito momentos ruins, com problemas de dinheiro, ou melhor, a falta dele, de saúde, no trabalho, na família, etc. porque começam a aparecer as diferenças de educação e comportamento, além de que, as máscaras vão caindo, já que ninguém consegue ser super-herói em tempo integral. Já não falamos mais "eu te amo" com tanta ênfase como era antes; não andamos de mãos dadas, a correria do dia-a-dia é tanta que esquecemos de perguntar ao outro como foi o seu dia, ou de ligar no meio da tarde só para mandar um beijo, como antes fazíamos. É, estar casado não é fácil. Mas também tem sua vantagens, seus momentos bons. Afinal, casamos para formar uma família, e com isso vêm os almoços de domingo, as festas de aniversário, o pic-nic no jardim, as cambalhotas que não praticavámos desde quando éramos pequenos, e que agora, temos que confessar, perdemos a prática, o jeito. Estar casado exige muito, dos dois. Muita paciência, respeito, tolerância, novidades...A grande missão é fazer que cada dia seja diferente...E isso dá trabalho, e como! Vai ver que é por isso que as pessoas pensam, e praticam, a traição: dá menos trabalho conquistar um afeto novo. O difícil é conquistar o afeto antigo, várias vezes, todos os dias.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Será possível um relacionamento dar certo?

Acredito ser tão difícil quanto achar uma agulha em um palheiro, mas sim, um relacionamento pode dar certo! E afinal depende de quê? De respeito, amor, amizade, admiração, tolerância, perdão, boa vontade...Sempre quando penso nisso, vem a dúvida: será que os casamentos de nossas avós deram certo, ou apenas , achamos que deram certo? Porque apenas ficar junto a vida toda não significa dar certo, é necessário estar feliz! E será que as mulheres de hoje, mesmo após tantas lutas e batalhas para estudar, para trabalhar, para votar, conseguiram vencer a luta de achar o homem certo, e principalmente, de aprender a se amar antes de qualquer coisa? De serem felizes e realizadas em seus relacionamentos? Ás vezes, creio que não. Porque a mulher se sujeita a cada coisa que não merece! Somos tão corajosas para fazermos certas coisas, e tão covardes quando está em risco nossa felicidade...Passamos por cima de tantas coisas, passamos por cima de nós mesmas. E qual é o ingrediente que está faltando nos relacionamentos das brasileiras???

domingo, 10 de janeiro de 2010

Homens

Depois somos nós que somos complicadas. Não dá para entender os homens...com certeza você, leitor, concordará comigo....Sempre ouvimos dizer que homens preferem as mulheres bonitas, vaidosas, bem-cuidadas, porém, sempre quando estou me arrumando, ouço meu marido dizer: Não precisa disso; Você é bonita assim....Tá certo que eu também não gosto daquela maquiagem que carrega 1kg de base, mas um batom sempre caí bem. Hoje encontrei essa página na internet falando sobre esse assunto. Sugiro que você leia.
http://br.noticias.yahoo.com/s/08012010/48/entretenimento-homens-preferem-mulheres-maquiagem-diz.html

sábado, 9 de janeiro de 2010

Brasil: o país da desculpa

Dias atrás recebi um e-mail que falava sobre a postura de diversas personalidades em situações constrangedoras, como roubos, envolvimentos em escândalos, corrupção... inclusive as personalidades brasileiras e isso me fez ficar pensativa...Ainda mais depois da história da gafe do nosso querido apresentador de telejornal... Para ser sincera nem sei se o que me cutucou foi a frase que ele proferiu, que o coloca como um ser especial, melhor do que os demais, desvalorizando aqueles cujo trabalho é essencial para o nosso planeta e bem-estar, aliás, todo trabalho é tão importante quanto o seu trabalhador também o é, pois de nada adianta sermos médicos se não temos a secretária que organize nossa rotina, de nada adianta sermos engenheiros se não tivermos toda a equipe que trabalhe na obra para que essa seja realizada, de nada adianta sermos filósofos, atores, dentistas, bancários, servidores públicos, cozinheiras, enfim... se não contarmos com o trabalho dos coletores de lixo. Voltando ao que eu dizia, a frase, acredito eu ter chocado uma porção de pessoas, foi dita e depois, veio o pedido de desculpas. Isso me fez enxergar que o Brasil é o país das desculpas. Aqui se fala de tudo, faz-se de tudo e no final é só pedir desculpas que fica tudo certo! E cada vez mais vemos esse tipo de atitude...antes eram apenas os políticos, hoje as celebridades, os cobradores de ônibus, as costureiras, todos que imaginar...Tá certo que errar é humano, mas os brasileiros tornaram-se abusados. Alguém ainda conserva aquele espírito de "respeito", de "educação", aquela que vem de casa e cujos pais ensinavam que era necessário pensar antes de fazer, que tudo tinha o seu preço e sua consequências? Parece que não...É tão mais fácil, simples, fazer sem se preocupar se estou prejudicando alguém, se estou sendo honesto, se isso é correto...depois é só pedir desculpas que os otários aqui estão prontos a passar uma borracha por tudo o que aconteceu...Até onde isso irá? Até que ponto devemos aceitar essas desculpas?

Começando

Minha avó já dizia que nesse mundo tudo tem um começo e um fim. Hoje eu começo esse blog. A intenção é conversar com muitas mulheres e dividir com elas minhas experiências e temores. Confesso que não sei direito qual é a aventura a que estou me submetendo, mas parece divertido. Nem sei se ao menos alguém visitará minha idéias, e se visitarem, que ótimo! Estarei orgulhosa e realizada. Ah! homens também são muito bem-vindos, seja para criticar ou sugestionar. O que vocês, leitores podem esperar são opiniões acerca de assuntos importantes, relatos de minha vida e também dicas de coisas interessantes a se conhecer na internet.

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.