"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sexta-feira, 26 de março de 2010

até que enfim


Alguma coisa tinha de funcionar nesse país!!! Quero acreditar que ainda há 5% da população interessada em fazer esse Brasil ir pra frente...e, é claro, nós irmos junto!!! E para isso, na minha visão há três formas: trabalhando, estudando e cumprindo-se as leis(nós e o governo). Dessa vez parece que alguém cumpriu com o que devia. O TSE multou o excelentíssimo presidente por julgar que o mesmo fez campanha para aquela que tentará substituí-lo. Nada mais correto, visto que além de tudo estamos em um país onde as pessoas são muito "influenciáveis", e principalmente tem memória curta...Até as eleições ninguém mais se lembrará dos escandâlos envolvendo corruptos, mensalão, mentiras,  e todo o resto....O grande perigo são esses indivíduos estarem lá de novo, para "defender nossos interesses". Vivendo em um sistema onde a pequena maioria decide( já que se houver três candidatos e entre eles um que conseguir  1% a mais de votos, aquele será eleito, mesmo que 66% do povo deseje outra pessoa), quem sai e quem entra, levando em consideração muitas vezes que nosso futuro nesse país é vendido por um cacho de bananas, fica difícil acreditar que na palavra democracia, e principalmente na palavra cidadania. Tudo bem que esse dinheiro acabará saindo do nosso bolso mesmo, mas pelo menos dessa vez nós sabemos o porquê ele está saindo. Quem sabe um dia poderemos eleger alguém que não cometerá gafes como essa, e direcione o nosso dinheiro para a saúde e educação, com o intuito de fazer esse Brasil crecer um pouco.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Para aquelas viciadas em um"bad romance"


Por que as pessoas insistem tanto em sofrer? Definitivamente, eu não quero ser a segunda opção, não quero ter de abrir mão das minhas vontades para agradar o outro (quando ele nunca abre mão de nada por mim!!!), não quero ter de ficar implorando para que fiquemo juntos, para que ele me ligue mais, para que ele seja mais carinhoso, não quero fazer de conta que está tudo bem quando ele esquecer o meu aniversário, quando ele tiver algum outro compromisso e nao ficar a meu lado nos momentos mais tristes, não quero achar que é normal ele ir embora no domingo, ao almoço, para estar por aí, ao invés de estar comigo, não quero achar normal ele dizer que se diverte mais com os amigos do que comigo, não quero passar as páscoas, natais, reveilon´s, feriados, e todo o resto só para estar ao seu lado já que ele não é passível de acordo, não quero estar ao lado de uma pessoa que pode errar o quanto quiser, pois sabe que sua ausência me assusta, enquanto que por qualquer coisinha tenho de ouvir gritos e mais gritos, não quero ser a única responsável pelo amor dar ou não certo, não quero ficar em casa vendo televisão enquanto ele sai com os colegas, só porque acha que não devo ficar me expondo dessa forma, não quero ter de ouvir ameaças do tipo: -...se você acha que assim não está bom...
É, meninas, além de tudo eles culpam a gente por não dar certo! E as bobas caem certinho.


Quem nunca viveu uma situação dessa atire a primeira pedra...O grande problema é o tempo que essa situação dura...Para algumas chega a ser meses, até anos...vivendo assim, desvalorizadas, servindo de passatempo, ou melhor, de "step" por que não tenham dúvidas de que na hora em que aparecer outra melhor ele não titubeará, e aí, nós, coitadinhas, ficamos a pensar: - Por que ele me deixou? Eu era a namorada perfeita!!!


A culpa de tudo isso na verdade não é inteiramente nossa...lutar contra a maré de uma sociedade que cultiva esse sofrer pela pessoa errada através das músicas, televisão, mídia em geral, não é fácil....A raiz de tudo está na auto-estima, ou melhor, na falta dela. Não ensinamos as nossas meninas a se valorizarem, se gostarem, se respeitarem. E aí elas repetem os mesmos erros que nós já cometemos. A mulher, que tanto luta pela sua igualdade, pela sua liberdade de opinião,deve lutar também pela sua inteligência emocional, pelo seu equilíbrio. Porque é tão difícil dar um basta naquilo que só nos consome? Ou o problema é ela não enxergar que essa situação ficou insustentável?
Já foi a época em que se casava obrigada, porque o pai queria fazer sociedade com o melhor partido da cidade. Antes as mulheres reclamavam que não tinham escolha, e no entanto, agora, sofrem porque fazem a escolha errada.

Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima faz parte da vida, além de que é possível à todos. Primeiramente é necessário querer...depois muita luta, fé, e amor próprio, esse o ingrediente mais importante. Enquanto você não aprender a ser feliz sozinha, consigo mesma não poderá ser feliz ao lado de outra pessoa.
Outra coisa: esqueça aquela história de metade da laranja...isso não existe! Ninguém é metade de nínguem, enquanto você pensar que metade da sua felicidade está ligada à outra pessoa, jamais será feliz...Se enxergue como ser humano único e completo, autosuficiente, sua felicidade não está no outro, ao contrário, ela começa dentro de você. Quando você sentir-se satisfeita e feiz com você estará pronta para desfrutar de um relacionamento saudável e aí sim, poder ser feliz ao lado de alguém.



Demorei para postar pelo tempo um pouco curto - último semestre da faculdade não é fácil- e também por que o site blogger apresentou algus problemas de conexão esses dias.

sexta-feira, 12 de março de 2010

World Kidney Day 2010


Ontem  foi comemorado o "World Kidney Day - Dia mundial do Rim, onde foram realizadas ações de prevenção no mundo todo contra a insuficiência renal crônica, este ano com o enfoque no Diabetes, que leva milhares de indivíduos a desenvolverem a insuficiência renal crônica. A insuficiência renal crônica é uma doença  progressiva e IRREVERSÍVEL, onde a função do rim vai diminuindo, de modo que ele deixa de funcionar e executar suas funções(importantíssimas para o organismo, pois é ele que "limpa" o corpo das impurezas através da excreção da urina, controla o volume de líquido e eletrolítos, está ligada à produção de células vermelhas, ao controle da pressão arterial e a modificação da forma da vitamina D que depois será transformada em um hormônio que auxiliará na absorção de cálcio pelo intestino e ossos). As causas dessa doença são: diabetes, hipertensão arterial, glomerulonefrite, processos obstrutivos, pielonefrite, além de medicamentos ou agentes nefrotóxicos. O que devemos ressaltar é que os sintomas, que são múltiplos e relacionam-se com todo o corpo, aparecem apenas quando o rim já perdeu grande parte de suas funções. Nesse estágio da doença o paciente será encaminhado para algum tratamento de terapia renal substitutiva: hemodiálise ou diálise peritoneal, porém ambos trazem mudanças no estilo de vida do indivíduo, além de expor o paciente a diversos riscos. Há a alternativa da doação de órgãos, que neste caso não traz a cura, mas possibilita ao paciente maior liberdade e bem-estar. O que realmente deve ser feito é a prevenção. Esteja atento ao controle de sua glicemia e pressão arterial, e procure o serviço de saúde se reconhecer alguns desses sintomas:
- Sistema cardiovascular: Aumento da pressão do sangue, cansaço e falta de ar.

- Pele: Inchaços, palidez ou cor de palha, coceira e manchas roxas.

- Sistema digestivo: Náuseas, vômitos, azia e mau hálito.

- Sistema urinário: Diminuição da quantidade de urina.

- Ossos: Dor e fraturas freqüentes.

- Sangue: Anemia e fraqueza.

- Músculos: Cãibras.

- Sistema nervoso: Insônia alternada com sonolência, dores nos pés ou mãos, (devido à inflamação dos nervos) e formigamentos.

Ha ainda para falar que uma pessoa pode viver normalmente com apenas 1 do rins funcionado, como  é o meu caso, e de outras pessoas que podem ter tido lesão em apenas um dos rim (é raro mas existe)ou que doaram seu rim para algum familiar.
Informe-se, principalmente se você for diabético ou hipertenso, ou ainda, se tiver casos de doença renal na família.

domingo, 7 de março de 2010

O dia em que as mulheres não conquistaram sua liberdade


Amanhã, 8 de março, é comemorado o dia internacional da mulher. Para quem não sabe, essa data festiva teve origem em 1975, nas Nações Unidas, com o intuito de lembrar as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres. Porém a essência desse dia vai muito além de presentear, como nos diz a sociedade consumista. Foram feitos muitos avanços, mas é hipocrisia pensar nesse marco como vitória. Como diria minha avó, apenas "tapou-se o sol com a peneira". As mulheres não conquistaram sua liberdade, muito menos sua independência, pelo menos no Brasil, realidade que conhecemos. Como a sociedade pode afirmar que a mulher conquistou seus direitos, seu lugar, sua escolha, em uma cultura que ainda continua ensinando suas filhas a serem submissas, maltratadas, devalorizadas, e acharem tudo isso natural? Qual é a liberdade que eles dizem afinal? A de votar para que os mesmos corruptos sejam re-eleitos? A de trabalhar em condições desfavoráveis, com salários injustos, apenas por que se é sexo frágil? A de suportar  o marido violento, porque ela não tem condições de sair de casa, já que foi preparada para o casamento e não instruída para ser independente, e mesmo que fosse trabalhar fora seu salário não seria suficiente para evitar que ela e seus filhos passassem fome? Não conseguiremos liberdade, independência, direitos, posição se continuarmos com a mesma cabeça. Estamos em outros tempos, com novos desafios pela frente. Frequentemente me deparo com a questão, que para mim, exemplifica a opinião da maioria, que pelo jeito ainda não está acostumada a pensar na mulher longe do fogão e do tanque: "Você não sente dó de deixar seu filho para estudar"? - "Não, não sinto, porque ele está bem cuidado, com alguém em que confio, além disso, já expliquei a ele o porque da minha ausência, e apesar dele ter 2 anos tenho absoluta certeza de que entende o que eu digo. Além disso, minha ausência é por um bom motivo, não estou saindo para beber, farrear, paquerar...estou saindo para estudar e um dia sairei para trabalhar, poque nós somos pobres, necessitamos de trabalho para podermos sobreviver. E nos momentos em que posso ficar com ele, apesar do cansaço, procuro estar integralmente, e acho que isso é muito mais produtivo para ambos, do que se eu passasse o dia todo ao seu lado apenas em corpo".
Para as mulheres que veceram as barreiras, o preconceito, e aquelas que como eu ainda continuam tentando: um feliz dia, sem esquecer que a guerra ainda não findou, apenas uma batalha! Não vamos deixar que a culpa imposta pela maioria faça-nos sentir mães desnaturadas, esposas incompreensivas, filhas desobedientes...

terça-feira, 2 de março de 2010

Sicko - SOS Saúde

Um filme incrível, imperdível, que mostra a dura realidade dos norte-americanos quando o assunto é saúde! O documentário muito bem dirigido por Michael Moore, do ano de 2007, mostra todas as dificuldades que as famílias norte americanas encontram para realizar tratamentos simples de saúde, e que são negados pela máfia dos planos de saúde. Um misto de revolta, tristeza e incompetência nos invade ao ver cenas chocantes de seres humanos sendo tratados com descaso pelas organizações de saúde, nos momentos mais frágeis de suas vidas. Em contrapartida conhecemos a modernidade e organização dos serviços de saúde que funcionam em países como a França, Londres e Cuba. A mídia nos mostra o que convém mostrar por isso quem acredita nos Estados Unidos como sendo um dos melhores lugares para se viver não pode deixar de ver esse filme!

Recomeçar


Todos os dias,  hoje, amanhã e sempre...só nos resta recomeçar!!!Não importa aonde, seja qual for o motivo, pode ser que seja para juntar os pedaços de tudo que você construiu na vida e que em um minuto foi ao chão por conta de um terremoto, ou ainda juntar os pedaços do seu coração, que por algum sonho desfeito também está em estrilhaços...Erguer a cabeça, e com a fé e coragem, encarar a todos aqueles que riram da sua desgraça, não com vergonha, mas com orgulho, porque são muitos os que caem e poucos os que se levantam. Acredite que o amanhã nos reserva boas surpresas...precisamos apenas estar abertos à elas! E não se esqueça jamais do ditado que não falha: o mundo dá voltas, para que um ria o outro deve chorar, e todos nós teremos a nossa vez, por isso, enfrente seus problemas com resignação, confiança e sempre fazendo o bem. Coragem, lembre-se que após vencida a batalha, estaremos mais fortes e preparados para as outras que viram. Isso é a vida, uma luta constante, que terá perdas e vitórias, mas onde não poderá faltar o desejo e a força de sempre recomeçar...
"Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito" (Chico Xavier)

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.