"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sexta-feira, 23 de julho de 2010

BULLYING: QUEM NUNCA VIVENCIOU?

Na época de escola eu ainda não sabia que tinha esse nome, mas posso dizer que sofri a prática de bullying por anos a fio. Eram apelidos, exclusões, discriminações, gozações, ameaças chegando mesmo a ocorrer agressão física certa vez. 
O resultado disso tudo? Baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento, introversão, e outros vestígios que ficaram marcados na personalidade, e que até hoje luto para vencer.

Mundialmente, chama-se Bullying toda agressão física ou psicológica, intencional e repetida, dentro de uma relação onde exista desigualdade de poder. 

Dentro desse ciclo temos: 
  • Os autores do Bullying;
  • As vítimas do Bullying, e;
  • As testemunhas do Bullying - que são aqueles que presenciam, vêem o Bulliyng ser praticado contra aqueles que conhece (sendo atingidos igualmente, expostos também aos traumas).
Devemos lembrar que os autores podem praticar e ao mesmo tempo sofrer a ação do Bullying. O mesmo pode ser dito para as vítimas, se pensarmos que violência leva a violência.
De fato, o Bullying sempre existiu, porém hoje temos mais meios e recursos de identificarmos a prática de Bullying precocemente. 
Um dos fatores que está ligado diretamente ao Bulliying é a postura dos pais e a sua "presença" na educação dos filhos. Atualmente, por "n" motivos, os mesmos se eximem da responsabilidade da educação, ou ainda, ensinam à seus filhos a agressividade, a transgressão das leis, o mal comportamento na sociedade, através de suas ações e posturas. 
Outros pais, no entanto, mesmo ensinando boas condutas à seus filhos, podem não levar a sério os sinais apresentados pelos mesmos, não interferindo e "permitindo" assim que a prática tenha continuidade. Entre esses sinais podemos observar: baixo rendimento escolar, mudança no comportamento, isolamento, queixa de alguma dor física no momento de ir para a escola, entre outros. Quanto às crianças agressoras os pais também devem estar atentos aos filhos que não respeitam limites e são agressivos e desafiadores em ambiente doméstico. Os agressores também podem voltar da escola portando dinheiro ou outro objeto que não lhe pertence, resultado de um roubo. 
Faz-se necessário que os pais entendam que o Bullying é um problema sério, e que só terá controle quando os mesmos trabalharem juntos às autoridades escolares. As escolas devem estar conscientes de seu papel na instrução das crianças, especialmente quando se trata de trabalho em equipe, tolerância e vivência social, além de agir adequadamente quando detectado algum caso, contactando os pais, ou os órgãos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.