"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

domingo, 7 de março de 2010

O dia em que as mulheres não conquistaram sua liberdade


Amanhã, 8 de março, é comemorado o dia internacional da mulher. Para quem não sabe, essa data festiva teve origem em 1975, nas Nações Unidas, com o intuito de lembrar as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres. Porém a essência desse dia vai muito além de presentear, como nos diz a sociedade consumista. Foram feitos muitos avanços, mas é hipocrisia pensar nesse marco como vitória. Como diria minha avó, apenas "tapou-se o sol com a peneira". As mulheres não conquistaram sua liberdade, muito menos sua independência, pelo menos no Brasil, realidade que conhecemos. Como a sociedade pode afirmar que a mulher conquistou seus direitos, seu lugar, sua escolha, em uma cultura que ainda continua ensinando suas filhas a serem submissas, maltratadas, devalorizadas, e acharem tudo isso natural? Qual é a liberdade que eles dizem afinal? A de votar para que os mesmos corruptos sejam re-eleitos? A de trabalhar em condições desfavoráveis, com salários injustos, apenas por que se é sexo frágil? A de suportar  o marido violento, porque ela não tem condições de sair de casa, já que foi preparada para o casamento e não instruída para ser independente, e mesmo que fosse trabalhar fora seu salário não seria suficiente para evitar que ela e seus filhos passassem fome? Não conseguiremos liberdade, independência, direitos, posição se continuarmos com a mesma cabeça. Estamos em outros tempos, com novos desafios pela frente. Frequentemente me deparo com a questão, que para mim, exemplifica a opinião da maioria, que pelo jeito ainda não está acostumada a pensar na mulher longe do fogão e do tanque: "Você não sente dó de deixar seu filho para estudar"? - "Não, não sinto, porque ele está bem cuidado, com alguém em que confio, além disso, já expliquei a ele o porque da minha ausência, e apesar dele ter 2 anos tenho absoluta certeza de que entende o que eu digo. Além disso, minha ausência é por um bom motivo, não estou saindo para beber, farrear, paquerar...estou saindo para estudar e um dia sairei para trabalhar, poque nós somos pobres, necessitamos de trabalho para podermos sobreviver. E nos momentos em que posso ficar com ele, apesar do cansaço, procuro estar integralmente, e acho que isso é muito mais produtivo para ambos, do que se eu passasse o dia todo ao seu lado apenas em corpo".
Para as mulheres que veceram as barreiras, o preconceito, e aquelas que como eu ainda continuam tentando: um feliz dia, sem esquecer que a guerra ainda não findou, apenas uma batalha! Não vamos deixar que a culpa imposta pela maioria faça-nos sentir mães desnaturadas, esposas incompreensivas, filhas desobedientes...

3 comentários:

  1. "A vida de uma mulher é a história de seus afetos. " Washington Irving - Josinha!
    Não era um dia pra ser comemorado! O dia da mulher é todos os dias! Como dizem só se comemora no mundo alguma coisa que provém da desgraça, da tristeza!!!!

    ResponderExcluir
  2. O dia da mulher é um dia que celembra a conquista de liberdade de seus direitos,mas para buscar o seu espaço com respeito e dignidade,para depois despertisa tudo que conquistou desvalorezando á si todas as mulheres.em 1975,a mulheres conquistaram unidas.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.