"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sexta-feira, 12 de março de 2010

World Kidney Day 2010


Ontem  foi comemorado o "World Kidney Day - Dia mundial do Rim, onde foram realizadas ações de prevenção no mundo todo contra a insuficiência renal crônica, este ano com o enfoque no Diabetes, que leva milhares de indivíduos a desenvolverem a insuficiência renal crônica. A insuficiência renal crônica é uma doença  progressiva e IRREVERSÍVEL, onde a função do rim vai diminuindo, de modo que ele deixa de funcionar e executar suas funções(importantíssimas para o organismo, pois é ele que "limpa" o corpo das impurezas através da excreção da urina, controla o volume de líquido e eletrolítos, está ligada à produção de células vermelhas, ao controle da pressão arterial e a modificação da forma da vitamina D que depois será transformada em um hormônio que auxiliará na absorção de cálcio pelo intestino e ossos). As causas dessa doença são: diabetes, hipertensão arterial, glomerulonefrite, processos obstrutivos, pielonefrite, além de medicamentos ou agentes nefrotóxicos. O que devemos ressaltar é que os sintomas, que são múltiplos e relacionam-se com todo o corpo, aparecem apenas quando o rim já perdeu grande parte de suas funções. Nesse estágio da doença o paciente será encaminhado para algum tratamento de terapia renal substitutiva: hemodiálise ou diálise peritoneal, porém ambos trazem mudanças no estilo de vida do indivíduo, além de expor o paciente a diversos riscos. Há a alternativa da doação de órgãos, que neste caso não traz a cura, mas possibilita ao paciente maior liberdade e bem-estar. O que realmente deve ser feito é a prevenção. Esteja atento ao controle de sua glicemia e pressão arterial, e procure o serviço de saúde se reconhecer alguns desses sintomas:
- Sistema cardiovascular: Aumento da pressão do sangue, cansaço e falta de ar.

- Pele: Inchaços, palidez ou cor de palha, coceira e manchas roxas.

- Sistema digestivo: Náuseas, vômitos, azia e mau hálito.

- Sistema urinário: Diminuição da quantidade de urina.

- Ossos: Dor e fraturas freqüentes.

- Sangue: Anemia e fraqueza.

- Músculos: Cãibras.

- Sistema nervoso: Insônia alternada com sonolência, dores nos pés ou mãos, (devido à inflamação dos nervos) e formigamentos.

Ha ainda para falar que uma pessoa pode viver normalmente com apenas 1 do rins funcionado, como  é o meu caso, e de outras pessoas que podem ter tido lesão em apenas um dos rim (é raro mas existe)ou que doaram seu rim para algum familiar.
Informe-se, principalmente se você for diabético ou hipertenso, ou ainda, se tiver casos de doença renal na família.

2 comentários:

  1. doenças renais crescem assustadoramente em todo o mundo...

    ResponderExcluir
  2. Devemos trabalhar com a prevenção! Uma pessoa q convive com uma doença renal crônica muda toda sua rotina social torna-se dependendte de uma rotina com a hemodiálise, fora todas as complicações que tudo isso envolve!!! Cabe aos profissionais orientar a população quanto aos riscos!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.