"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso." Dale Carnegie

sábado, 9 de janeiro de 2010

Brasil: o país da desculpa

Dias atrás recebi um e-mail que falava sobre a postura de diversas personalidades em situações constrangedoras, como roubos, envolvimentos em escândalos, corrupção... inclusive as personalidades brasileiras e isso me fez ficar pensativa...Ainda mais depois da história da gafe do nosso querido apresentador de telejornal... Para ser sincera nem sei se o que me cutucou foi a frase que ele proferiu, que o coloca como um ser especial, melhor do que os demais, desvalorizando aqueles cujo trabalho é essencial para o nosso planeta e bem-estar, aliás, todo trabalho é tão importante quanto o seu trabalhador também o é, pois de nada adianta sermos médicos se não temos a secretária que organize nossa rotina, de nada adianta sermos engenheiros se não tivermos toda a equipe que trabalhe na obra para que essa seja realizada, de nada adianta sermos filósofos, atores, dentistas, bancários, servidores públicos, cozinheiras, enfim... se não contarmos com o trabalho dos coletores de lixo. Voltando ao que eu dizia, a frase, acredito eu ter chocado uma porção de pessoas, foi dita e depois, veio o pedido de desculpas. Isso me fez enxergar que o Brasil é o país das desculpas. Aqui se fala de tudo, faz-se de tudo e no final é só pedir desculpas que fica tudo certo! E cada vez mais vemos esse tipo de atitude...antes eram apenas os políticos, hoje as celebridades, os cobradores de ônibus, as costureiras, todos que imaginar...Tá certo que errar é humano, mas os brasileiros tornaram-se abusados. Alguém ainda conserva aquele espírito de "respeito", de "educação", aquela que vem de casa e cujos pais ensinavam que era necessário pensar antes de fazer, que tudo tinha o seu preço e sua consequências? Parece que não...É tão mais fácil, simples, fazer sem se preocupar se estou prejudicando alguém, se estou sendo honesto, se isso é correto...depois é só pedir desculpas que os otários aqui estão prontos a passar uma borracha por tudo o que aconteceu...Até onde isso irá? Até que ponto devemos aceitar essas desculpas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Mulher, esposa, mãe, filha, aluna, amiga e profissional da saúde.